Textos

Véspera de Natal na Itália

O dia amanheceu muito gelado.

Tomamos um café reforçado e seguimos a programação pré-estabelecida, ou seja, ficamos aguardando carona para irmos à casa da Tereza, outra prima.

Vale salientar que toda a programação fora organizada pela Anna, nossa anfitriã, portanto, os passeios e visitas eram quase todos surpresas. Aliás, excelentes surpresas!

Não demorou muito e já estávamos a caminho de Roca de Botte, com destino a casa da Tereza.

Belíssima casa! Aconchegante, quentinha e toda enfeitada com adornos natalinos. A recepção do esposo, filho e nora, foi perfeita! A alegria era contagiante.

Vale salientar que, antes de nos buscar, Tereza já havia preparado um banquete com pães, pizzas, biscoitos, patês, geleias, frios, vinhos, sucos; enfim, uma fartura só!

Fomos logo nos aboletando à mesa e demos início à comilança – impossível comer pouco…

Logo após, fomos conhecer a casa do seu filho, diga-se de passagem, de extremo bom gosto!

Depois, partimos para L’Aquila, Comuna Italiana da região dos Abruzos. Uma curiosidade: os edifícios mais importantes da cidade foram construídos de maneira que se repetisse o formato da Constelação da Águia. Uma cidade peculiar, digamos assim.

No caminho mudamos a rota, tudo porque comentei sobre um sonho meu de passar o Natal com neve.

De imediato, Tereza sugeriu um passeio até Gran Sasso. Nem imaginava o que seria. No caminho, ela foi esclarecendo. O Gran Sasso (italiano para pedra grande) é um maciço localizado na região dos Abruzos, na Itália central – Cordilheira: Appennino Abruzzese.

Só a paisagem da estrada já me fez muito feliz, mas a surpresa maior ainda estava por vir. O meu sonho seria realizado a dois mil e novecentos e doze metros de altura. Teríamos que subir de bondinho. Um frio repentino na espinha gelou até a minha alma, porém “já que se estava na chuva, era para se molhar”.

A cada passagem do bondinho pelas torres de sustentação acontecia um balanço enervante que fazia tremer o juízo. Mas chegamos.

O contato com a neve foi maravilhoso! Um frio de cortar, mas um prazer inigualável! Fiquei ali, um bom tempo, desfrutando do meu primeiro Natal com neve. Foi tudo muito mágico!

Apreciamos a paisagem tomando um chocolate quente, porque ninguém é de ferro. A descida também foi emocionante!

Como se não bastasse, fomos conhecer um pouco mais da cidade de L’Aquila.

Embora ainda fosse cedo, o crepúsculo já se instalava. As luzes e os enfeites de Natal, já acesos, davam o ar da grande festa – o Natal! Começamos pelo Presépio e depois fomos ver externamente um castelo, muito parecido com um forte. Belíssimo!

No centro da cidade, chamou-me a atenção a participação dos jovens nos festejos. Segundo me disse Tereza, as comemorações natalinas em casa acontecem logo na boca da noite, depois os jovens vão para o Centro, para as baladas, enfeitados com tiaras natalinas e outros adereços. Salientou, também, que muitos daqueles jovens eram universitários vindos de outras cidades e que residiam ali durante o período de aulas – valendo salientar que estavam em pleno período letivo.

Depois de muitos passeios, e cansados, resolvemos voltar para casa. No entanto, no caminho, fomos avisados de que terminaríamos a noite na casa da Pierina, irmã da Tereza.

Outra surpresa muito boa. Sem tempo para um banho e troca de roupas, do jeito que nos vestimos para o passeio matinal, rumamos para a próxima visita. Desta feita, a ceia seria na casa do vice-prefeito de L’Aquila. Lá, reencontramos o primo Pasquali e tivemos o prazer de conhecer outros parentes que vieram nos recepcionar.

Mais um dos muitos banquetes nos foi oferecido. Lembrando que, na véspera do Natal, eles não têm o hábito de comer carne vermelha. Assim sendo, todo o cardápio foi à base de peixes e frutos do mar. Um verdadeiro luxo!

Encerrando a noite, o Papai Noel distribuiu panetones e presentes a todos. Aliás, em cada casa por onde passamos, além da calorosa recepção, ainda ganhávamos presentes e guloseimas natalinas.

Eu já havia ganhado o meu maior presente – a neve. Desejo de imemoráveis tempos, fora ali realizado. Estávamos todos extasiados!

Após um dia e tanto, embora cansados, no entanto com o coração transbordando de alegria, enfim voltamos para a casa onde estávamos hospedados.